A Prefeitura de Curitiba lançou um projeto que vai permitir a identificação e o controle de vazamentos de combustíveis e a localização de nascentes e fontes de água subterrâneas em Curitiba. Desenvolvido nos últimos dois anos por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, inédito no país, o projeto "Perfil das Águas Subterrâneas de Curitiba" reúne informações sobre a água do lençol freático, os poços de monitoramento em postos de combustíveis, cemitérios, aterros sanitários, sondagens geológicas e poços artesianos utilizados no abastecimento de água doméstico e empresarial.

As informações foram reunidas em um programa de geoprocessamento que pode ser atualizado constantemente. Nele há um mapa com 600 pontos de referência dos lençóis freáticos (de até 15 metros de profundidade) e dos poços existentes no subsolo da cidade (com até 100 metros de profundidade).

"Esses pontos podem indicar a direção do fluxo da água subterrânea e com isso podemos evitar ou reduzir o impacto de vazamentos no solo", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos.

O projeto foi viabilizado por meio de convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente, com investimento de R$ 100 mil. Outra função do projeto é como ferramenta de planejamento urbano, identificando áreas de fragilidade ambiental ou fornecendo dados do subsolo para obras de construção civil.

O projeto poderá ser aplicado por qualquer outra cidade e nos próximos meses deve ser disponibilizado na internet.