O Paraná Urbano, programa de desenvolvimento das cidades paranaenses, investiu nos últimos cinco anos cerca de R$ 53,8 milhões em projetos destinados a preparar as prefeituras para prestar melhor serviço à população. "Ao seu final, o programa deixa um imenso ensinamento de gestão eficiente para as atuais e futuras administrações", afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Lubomir Ficinski.

"Esse legado deixado pelo Paraná Urbano é tão ou mais importante do que as 3.800 ações realizadas, entre elas as 2.076 obras físicas construídas em 98% dos municípios paranaenses", disse o secretário.

A maioria das prefeituras implantou sistemas de informática, preparando caminho para implantação de cartografia digital e o geoprocessamento.

O programa também financiou implantação de cadastro técnico imobiliário e da planta genérica de valores (essenciais para arrecadação do IPTU), de código tributário municipal e plano diretor do uso do solo (com códigos de obras e de postura).

Cerca de 3.000 técnicos das prefeituras passaram pelos mais diversos treinamentos, em especial os relacionados a questões de gestão municipal, tributação e a Lei de Responsabilidade Fiscal.