A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Metrô de Lisboa assinaram um convênio de cooperação com a finalidade de desenvolver o estudo de implantação do metrô na Grande Natal.

A CBTU já tinha um projeto de implantação do metrô de superfície em Natal, o que utilizaria o traçado existente do trem urbano, o que só beneficiaria a capital. Mas com o novo projeto, os demais municípios serão contemplados.

O estudo de implantação está sendo feito por uma empresa de consultoria ligada ao metrô de Lisboa, e foi dividido em três fases. A primeira compreende a análise dos sistemas de transportes em operação, levantando a demanda e a definição de alternativas tecnológicas.

A segunda, que deve ter início em fevereiro de 2002, avaliará o traçado e a circulação, analisará investimentos e a viabilidade econômica. Finalizando, a terceira etapa contempla a composição do projeto com a elaboração dos projetos de sistemas, infra-estrutura, com determinação da seqüência de execução e dos cronogramas de realizações.

Segundo o presidente da CBTU, Luiz Otávio Valadares, o atual sistema de trens urbanos de Natal (RN) já tem disponíveis R$ 14 milhões para sua revitalização. Estes recursos serão destinados para construção de passagens de nível, colocação de sinalização eletrônica e manutenção das estações ferroviárias.