GEOBrasil avança para se consolidar como o mais importante evento do setor de GEO do país.

Por Sandra Solda

Já está confirmado. O GEOBrasil 2002 vai ser em São Paulo, de 21 a 24 de maio, e segundo o diretor do evento, José Danghesi da Alcantara Machado Eventos, a temática principal da feira e do congresso será ampla e analisará desde as influências da crescente utilização da informação geográfica no mundo dos negócios até suas consequências na vida das pessoas.

Para o evento do ano que vem os organizadores estão programando uma série de novidades, visando oferecer aos participantes, sejam eles visitantes da feira, expositores ou congressistas, uma plena satisfação de suas necessidades. Segundo Emerson Zanon Granemann, coordenador do congresso, foram realizadas reuniões com expositores, comissão técnica, representantes da GITA (entidade internacional que apoia o GEOBrasil) durante e logo em seguida a feira deste ano. " O nosso objetivo como organizadores é realizar um evento ideal para quem precisa se atualizar e fazer bons negócios", comenta Emerson.

A comissão técnica do evento já está formada e tem representantes de todos os setores do mercado no Brasil como aerolevantamentos, sensoriamento remoto, software, dados, consultoria, equipamentos, levantamentos terrestres e entidades de classe, além da área de pesquisa, de grandes usuários corporativos e a participação internacional da GITA (Geoespatial Information Technology Association).

Outra estratégia a ser adotada é a adaptação da grade de programação do congresso, cursos, seminários e fóruns, seguindo um padrão semelhante ao evento que a GITA promove anualmente nos EUA há mais de 15 anos. Além dos palestrantes convidados, a comissão técnica poderá aceitar inscrições de trabalhos. O número de entidades apoiadoras que este ano auxiliou na vinda de novos públicos ao evento, será ampliada com a entrada de instituições importantes como o INPE, IBGE, SBC, FENEA, USP e UNICAMP.

"Para consolidar o GEOBrasil a partir de 2002 como o mais importante evento do setor no Brasil e buscar maior participação internacional, estamos planejando uma ampla campanha de divulgação do GEOBrasil, que inclui um road-show que será realizado nas principais cidades brasileiras e do Mercosul além da participação em eventos nos EUA", fala Emerson.

Como foi o GEOBrasil 2001


GEOBrasil 2001

O GEOBrasil deste ano, que aconteceu de 19 a 22 de junho no Centro de Convenções Imigrantes em São Paulo, teve um público de 3,6 mil pessoas, entre expositores da área, visitantes e congressistas. O grande diferencial do evento foi atrair além de usuários mais experientes, diversos profissionais que estão entrando agora no mercado.

Um dos fatores que provocou esta maior presença de novos públicos ao evento foi a forte divulgação promovida pela grande mídia, até hoje longe desta área. Jornais de circulação nacional, como a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e a Gazeta Mercantil, deram um espaço grande para a divulgação desta tecnologia, além das emissoras de televisão que estiveram lá presentes, como a Rede Globo e o SBT, por exemplo, que separou três minutos de seu jornal para a disseminação da cultura GEO. Revistas especializadas como a Globo Rural e a RNT também perceberam o crescimento e a importância da geoinformação e divulgaram o GEOBrasil 2001.


Palestra do Congresso deste ano

Feira de Negócios
Na área de negócios, a feira de 2001 também foi classificada como muito boa para vários expositores. A previsão é que o mercado de geoinformação gere 1,4 bilhão de reais este ano, o que significa um crescimento de 55% em relação a 2.000. Parte deste faturamento com certeza está sendo impulsionado pelos contatos gerados no GEOBrasil 2001.

Segundo Fernando Ribeiro, da empresa paranaense Manfra, "no GEOBrasil foram feitos muitos contatos; lá em São Paulo o fechamento dos negócios era imediato, foi muito bom para as vendas, realmente é uma feira muito boa para aumentar o faturamento da empresa".

Público diferente
O GEOBrasil 2001 também foi marcado por um público diferente de outros eventos. "O público foi o diferencial da feira este ano. A maioria dos visitantes eram pessoas que nunca tinham participado de eventos desta área, que foram ao GEOBrasil para conhecer as geotecnologias e procurar soluções para suas empresas", explica Fernando Schmiegelow, da Sisgraph. A Santiago & Cintra também sentiu esta diferença, e, segundo Boaz Teixeira, "Era um público diferente, mais decidido, que já foi na feira sabendo o que queria, além do que já tinham algum conhecimento de GEO, assim pudemos dar um direcionamento melhor durante as visitas. Houve muita procura na área de localização de veículos", comenta.

Números deste ano
O principal diferencial em relação ao evento do ano passado foi o expressivo aumento do número de usuários do setor privado. O crescimento foi de 30 %, e sem dúvida foi provocado pelo grande número de privatizações e pelo retorno que estas empresas de capital privado tem obtido investindo mais na localização geográfica de suas informações.

CONCURSO ACADÊMICO
Pela primeira vez no Brasil foi realizado um Concurso Acadêmico na área de geoinformação. O GEOBrasil 2001 recebeu 26 trabalhos. Os ganhadores foram :

Categoria "Doutorado"
1º lugar – "Aplicações de redes neurais artificiais e sensoriamento remoto na caracterização ambiental do Parque Estadual Morro do Diabo", de Maria de Lourdes Galo (UNESP – Presidente Prudente – SP)
(Www.prudente.unesp.br/dcartog/mlourdes/tese/) E-mail: mlourdes@prudente.unesp.br
2º lugar – "Estudo da influência da acessibilidade no valor de lotes urbanos por redes neurais" de Nair Cristina Brondino (USP – São Carlos)
(www.stt.eesc.sc.usp.br/docs/brond.pdf) E-mail: brondino@fc.unesp.br
E-mail: brondino@fc.unesp.br
3º lugar – "Projeto conceitual de banco de dados geográficos" de Jugurta Lisboa Filho (UF de Viçosa – MG). (Www.dpi.ufv.br/~jugurta/publica.html) E-mail: jugurta@dpi.ufv.br

Categoria "Mestrado"
1º lugar – "Processamento de consultas ao banco de dados de biodiversidade do biota-SP" de Sandro de Paula Matias
(UNICAMP)
(Http://www.ic.unicamp.br/~cmbm/dissert acao.pdf)
E-mail: ra990907@ic.unicamp.br
2º lugar – "Sistema DGPS invertido" de Alexandre Benevento (IME – Instituto Militar de Engenharia – RJ)(www.gnss.com.br) E-mail: gnss@urbi.com.br
3º lugar – "Avaliação de desempenho de algoritmo de um programa comercial de roterização de veículos" de Claudia Pelizaro (USP – São Carlos) (www.stt.eesc.sc.usp.br/docs/Pelizaro.PDF) E-mail: c.pelizaro@bwk.tue.nl
4º lugar – "Análise comparativa da qualidade e zoneamento ambiental de duas microbaciais urbano e rurais: uma contribuição metodológica" de Andrea
Young
(UNICAMP)(ftp://ftp.agr.unicamp.br/pub/) E-mail: ayoung@terra.com.br

Comissão Julgadora:
Antônio Maria Garcia Tommaselli (UNESP)
Clodoveu Augusto Davis (PRODABEL)
Jansle Vieira da Rocha (UNICAMP)
Gilberto Câmara (INPE) Coordenador do Concurso.