O plano de uso racional da água para irrigação nos vales do Jaguaribe e Banabuiú começa a ser posto em prática. Foi assinado nesta quarta-feira (08), um convênio para a implantação do plano, que será desenvolvido em parceria pela Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente, e o Governo do Estado do Ceará, através das secretarias de Recursos Hídricos (SRH) e Agricultura Irrigada (Seagri).

O plano tem como principal objetivo aprimorar o sistema de gestão dos recursos hídricos, aumentando a eficiência do uso da água na agricultura irrigada, voltando esforços para o combate ao desperdício e incentivo à conservação, utilizando os instrumentos de gerenciamento e também analisando os impactos sócio-econômicos sobre o emprego e a renda.

A operacionalização do plano será feita por duas equipes com com 66 técnicos. Durante o período de desenvolvimento do plano, será feito o acompanhamento das vazões retiradas dos vales, com a aquisição e instalação de equipamentos de medição direta e monitoramento das áreas irrigadas com imagens de satélite.