Técnicos do Ibama e da organização não governamental Terra Brasilis já começaram os estudos para a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Canastra.

O plano de manejo é o documento técnico que estabelece o zoneamento da unidade de conservação e a normas que orientam o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Segundo informou o chefe da divisão de Ecossistemas da gerência do Ibama em Minas Gerais, Luiz Arthur Castanheira, os trabalhos terão duas etapas.

Na primeira, que já começou, será feita a pesquisa em campo para coleta de dados durante a seca e o período chuvoso.

O Parque Nacional da Serra da Canastra, que abriga a nascente do rio São Francisco, foi criado em 1972 e tem uma área de 71.525 hectares. Localizado na região sudoeste de Minas, o Parque abrange os municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis.

A Serra da Canastra é conhecida pela grande variedade de animais que vivem na área. Entre eles, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o veado-campeiro, a siriema. Outras informações sobre os trabalhos de revisão do plano de manejo do Parque podem ser obtidas pelo telefone (31) 3291-4765, na assessoria de imprensa da gerência do Ibama em Minas Gerais, com Valdo Veloso.