A Comissão Federal de Comunicação (FCC) dos Estados Unidos estipulou prazo para a implementação dos serviços de localização para fins emergenciais.

De acordo com as normas do órgão regulador, todas as operadoras americanas de telefonia móvel devem criar uma tecnologia, denominada 911, até o dia 1º de outubro. Ela permitirá que os serviços de emergência municipais – como polícia, corpo de bombeiros, ambulâncias, entre outros – localizem qualquer chamada 911 feita através de telefones celulares. Para cumprir as regras, as operadoras estão sendo forçadas a utilizar tecnologia de localização GPS (Global Positioning System).

Sua implementação requer não só a atualização da rede da prestadora, como também a colocação de chips adicionais nos aparelhos. Na verdade, existe uma tecnologia semelhante e menos cara, conhecida como Triangulation, usada somente em torres fixas de celular. Mas, segundo os especialistas, ela não é muito precisa.

O Triangulation não é preciso se alguém estiver dentro de em um shopping ou na rua. Para torná-lo uma ferramenta mais exata, a localização deve ser medida em forma de metros, não em quarteirões, e a precisão é a chave para esse tipo de recurso.