A AOL Time Warner e a Siemens vão investir US$ 10,5 milhões para financiar a Digital Envoy no desenvolvimento de tecnologia para mapear o uso da internet.

O produto da Digital Envoy permitirá a localização geográfica e a velocidade de conexão de qualquer máquina – PCs, notebooks ou computadores de mão – quando o equipamento está conectado à internet. O sistema da empresa não utiliza os "cookies", pequenos arquivos com informações pessoais que ficam gravados no computador e podem gerar a violação da privacidade do usuário.

"Nós não rastreamos pessoas. Não há invasão de privacidade com nossa tecnologia", disse Sanjay Parekh, executivo da Digital Envoy.

Através da AOL Time Warner, sua cliente, e da Siemens, sua parceira em tecnologia, a Digital Envoy recebeu o aporte de capital da Frontier Capital, Cordova Ventures, CrossBow Ventures, Garage Technology Ventures, AOL Time Warner Ventures, Siemens Venture Capital e H&Q Asia Pacific. Fundada em 1999 e situada em Atlanta, a Digital Envoy já levantou até o momento cerca de US$ 12 milhões em investimentos e irá usar os novos recursos no desenvolvimento de seu software, que é utilizado para monitorar e customizar publicidade, reforçar direitos autorais digitais, detectar adulterações e controlar a segurança on-line.