O aumento da pesca perto de importantes ninhos de tartarugas marinhas nas beiras de praias da América Latina está causando a morte de centenas desses répteis ameaçados de extinção nos meses recentes, segundo informaram membros da World Wildlife Fund (WWF), ONG (Organização Não Governamental) de proteção ambiental.

O grupo disse que uma de suas equipes de monitoramento, que estava patrulhando o mar em junho, encontrou 12 tartarugas marinhas em uma única rede. Apenas uma delas ainda estava viva, e foi libertada. De acordo com a ONG, mais da metade da população global das tartarugas marinhas de couraça flexível deixa seus ovos em praias do Suriname, Guiana e Guiana Francesa, fazendo desses lugares regiões cruciais para a propagação da espécie.

O grupo disse que documentou muitas mortes de tartarugas durante a atual temporada de procriação, que dura ao menos até o final deste mês. Em abril, foram encontradas, em média, 11 tartarugas mortas por dia na Guiana Francesa. O grupo pediu aos governos da região para fortalecerem seus estatutos de pesca, como forma de combater o problema.