O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), firmou convênio com o Sistema Meteorológico do Estado do Paraná (Simepar) para aperfeiçoar o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Previflor), que divulga pela Internet o Mapa de Risco de incêndios no Estado.

O convênio recebeu investimento de R$ 115 mil do Fundo Estadual de Meio Ambiente, onde estão depositados os recursos provenientes das multas ambientais recolhidas pelo IAP. O Simepar participa do convênio com o desenvolvimento software que irá detectar a localização exata de um foco de queimada, bem como suas coordenadas geográficas.

Os focos de calor serão detectados com a utilização de informações geradas a partir de imagens de satélite e o sistema permitirá saber qual o tipo de vegetação está sendo queimada, e qual o risco ambiental que ela oferece para a região.

Depois da conclusão, no final do ano que vem, as informações atualizadas estarão disponíveis via Internet para todas as entidades de governo envolvidas em questões de incêndios e queimadas, como IAP, Defesa Civil, Emater e Polícia Rodoviária.

"Isso irá facilitar e agilizar ainda mais o trabalho dos órgãos de controle e fiscalização", explica o coordenador do Previflor, Jackson Vosgerau.