A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, vai financiar quatro projetos de pesquisa e desenvolvimento de gás natural no Paraná, um deles intitulado "Segurança em tubulações com gás natural: pontos críticos com base georreferenciadas".

Os projetos foram propostos pela Compagas em parceria com a Petrobras, com a Transportadora Brasileira do Gasoduto (TBG), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). Todas essas entidades integram a Rede de Excelência do Gás Natural.

O financiamento, no valor de R$ 2,32 milhões, é inédito no Paraná e será garantido com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, dentro do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia do Setor Petróleo e Gás Natural. As pesquisas serão iniciadas até o final do ano, e têm como objetivo difundir a utilização desta fonte de energia, que não polui o meio ambiente.

O custo total dos quatro projetos corresponde a 12% do total de todos os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento para o gás natural no Brasil, aprovado pela FINEP. Nestes valores estão inseridos os custos de mão-de-obra, materiais e equipamentos de laboratório.