A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediará nos dias 13 e 14 de setembro o 2º Simpósio Latino-Americano sobre Manejo Florestal, no Centro de Ciências Rurais, em Santa Maria (RS).

No evento promovido pelo curso de pós-graduação em Engenharia Florestal, serão apresentados e discutidos os mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos na área de Manejo Florestal.

Quatro palestrantes convidados são da Universidade de Bodenkultur, na Áustria: Franz Andrae, Hubert Sterba, Otto Eckmullner e Hubert Hasenauer. Eles falarão sobre métodos de medição de madeira na indústria florestal – quantificação do volume, peso e sortimentos como vínculo entre produção da floresta e a quantidade transformada na indústria; o emprego de observações contínuas de árvores individuais como fonte de informações para o manejo florestal; vantagens e desvantagens de diferentes procedimentos da taxação empregados no manejo florestal – resultados de estudos com imagens de satélite e de "scaneamento a laser"; o uso de modelos de simulação como apoio às decisões de manejo florestal – tipos de modelos existentes e estratégias de emprego.