Realizada recentemente, a terceira edição do Prêmio Rhodia Transportadora do Ano teve como ganhadores as transportadoras Tquim, na categoria produto acabado granel líquido; Scorpion na categoria matéria-prima; Ouro Verde com transportes internacionais e Dicieri na categoria Destaque do Ano.

A Rhodia criou um bônus relacionado ao prêmio, no qual a empresa dá um incentivo de prevenção de acidentes e de melhora na qualidade dos serviços. O bônus é concedido às transportadoras que investiram em renovação de frota (idade média dos caminhões menor que 3 anos) e monitoramento de frota com GPS ou computador de bordo (mais que 50% da frota monitorada).

Ao totalizar as pontuações, as empresas com bônus ganham pontos adicionais à nota final. As vencedoras concorreram com outras 26 empresas do setor que integram a lista de fornecedores da Rhodia e que participaram das mais de 57 mil viagens contratadas pela empresa no ano passado. Realizado desde 1998, o Prêmio busca contribuir para a melhoria das condições de transportes de produtos químicos no Brasil, incentivando as empresas a investirem na qualidade de seus serviços.

Os critérios de avaliação incluem itens como acidentes, reclamações, condições dos veículos, pontualidade, motorista e cumprimento do programa. As avaliações realizadas pela Rhodia identificaram, em 2000, um total de 0,68% de não-conformidades, tendo menor índice de acidentes – 0,35 acidentes para cada 10.000 viagens.