Nos próximos 20 anos todas as obras para a rede de esgoto no Ceará devem seguir as diretrizes do Plano Diretor de Esgotamento Sanitário. A primeira aplicação do plano será com o Sanear II, que deve iniciar no segundo semestre de 2002.

Os primeiros municípios beneficiados serão Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. Na capital, o objetivo é estender a rede de distribuição de esgoto de 56% para 70%, até 2004. Para ficar pronto, durante um ano e meio Cagece e Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra) elaboraram três fases para o plano: de estudos geológicos e sócio-econômicos das áreas; de levantamento e análise das soluções; e de estudo cartográfico da área metropolitana.

Pelo menos a cada cinco anos devem ser feitos novos estudos sobre as áreas, já que as tendências programadas se modificam, como crescimento de bairros e incorporação de distritos. O Sanear II será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

A Seinfra propôs US$ 330 milhões, mas o banco está negociando US$ 200 milhões de empréstimo. A Seinfra vai propor que o trabalho se inicie pelas 16 cidades de maior movimentação econômica do Estado.