O AgroGIS 2.0 – novo software GIS para agricultura – já está disponível para a utilização em agroindústrias e também no setor público. O software foi criado para eliminar as lacunas existentes nos atuais softwares desktop de geoprocessamento, que normalmente forçam seus usuários a se adaptarem ao mundo tecnológico.

A abordagem no AgroGIS é o contrário: o software é que se adapta ao usuário. Ele surgiu baseado nas necessidades comuns de usuários de geoprocessamento brasileiros. Assim, emprega-se tecnologia de ponta estrangeira para ser usada no "modus operandi" brasileiro.

O agroGIS faz basicamente o que todo software de GIS faz: coleta de dados de campo via GPS, edição, exibição, atualização e análises. Outro ponto interessante do AGRO GIS 2.0 é a facilidade de integração com bases de dados corporativas; a criação, alteração e manutenção de consultas espaciais são simples, além do ter ferramentas de fácil aprendizagem e uso.

As empresas que necessitam armazenar e analizar terabytes de imagens/ortofotos, podem utilizar os formatos ecw ou mr.sid. O acesso a banco de dados atuais, mesmo a arquivos dbf, txt é muito aberto. Não é necessário ter especialistas em geoprocessamento para adição e atualizações lógicas entre as bases de dados espaciais e alfanuméricas. Outra novidade é a interação com o GPS de precisão da Leica Serie 500, onde o trabalho de edição de pontos coletados com precisão para feições que indicam linhas ou polígonos foi eliminado. Maiores informações sobre o produto com Joe Fernando Martins pelo telefone (17) 2330621 ou pelo e-mail joe@westnet.com.br.