A única cópia do primeiro mapa onde está escrito o nome América, considerado como "o certificado de batismo do Novo Mundo", foi adquirida recentemente por US$ 10 milhões pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O mapa de Waldseemuller, que data de 1507, tem ilustrações geográficas singulares realizadas na Era dos Descobrimentos sobre os achados de Cristóvão Colombo no centro da América. Mas seu selo distintivo é a inscrição da palavra "América" na região em que fica o Brasil. Este mapa será a jóia da coroa da coleção de mapas e atlas da Biblioteca do Congresso.

O mapa mundi tem um interesse especial para os acadêmicos porque é a primeira mostra cartográfica das Américas como território separado da Ásia. O mapa está em perfeitas condições e será exposto à visitação pública neste outono. O valioso documento cartográfico é procedente da Alemanha, onde ficou mais de 350 anos, em poder da família do príncipe Johannes Waldburg-Wolfegg em Baden-Wuttermberg.

Inicialmente pertenceu ao astrônomo e geógrafo Johann Schorier, do século 16, e depois de permanecer desaparecido por muitos anos, foi novamente encontrado em 1901. Foi criado por Martin Waldseemuller, um ilustrador e cartógrafo alemão.