Pela primeira vez na história, o Amapá começa a discutir sobre um Plano Diretor Urbano e Ambiental dos Municípios. A iniciativa é do governo do Estado, via Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). As duas primeiras cidades escolhidas foram Macapá e Santana, cuja demanda populacional é maior. Depois será o município de Laranjal do Jari, terceira maior cidade do Estado.

O trabalho é importante, pois contribuirá para o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios. Macapá e Santana são cidades que dividem uma grande área metropolitana.

A Seplan também defende uma discussão mais ampla na implantação do plano diretor dos dois municípios, envolvendo as escolas e a própria comunidade no processo.

Os dois prefeitos, de Macapá e de Santana, também estão entusiasmados com o trabalho e ambos apóiam a iniciativa do governo do Estado em auxiliar as prefeituras na elaboração e execução do plano diretor urbano e ambiental das duas cidades, que têm algo em comum: muitas áreas de ressacas, crescimento urbano de certa forma desordenado e falta de calçamento.