A Sanepar, a Copel e a Petrobrás terão de pagar para captar água na bacia dos Rios Alto Iguaçu e Alto Ribeira, que passam pela região metropolitana de Curitiba (PR). A cobrança, que entra em vigor em 2002, foi decidida no 4.º Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas, realizado na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Com o imposto, o governo do Paraná deve arrecadar R$ 25 milhões por ano. Os recursos serão destinados à despoluição desses rios. A cobrança faz parte do convênio assinado entre o governador Jaime Lerner e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman.

O consultor da ANA Francisco Lobato prevê que a cobrança pelo uso da água causará um impacto de no máximo 5% nas contas de água dos consumidores paranaenses.

O valor exato ainda não foi definido. Lobato esclareceu que o preço da tarifa repassada à população deve cair na medida em que os rios forem ficando despoluídos. O Paraná é o primeiro Estado brasileiro a ter esse tipo de convênio com o governo federal. Pelo acordo, o governo do Estado passa a ter autonomia no gerenciamento das bacias hidrográficas do Alto Iguaçu e do Alto Ribeira.

Antes, a administração era feita pelo governo federal.