Na terça-feira (11/9) começou a ser desocupada em Curitiba (PR) uma área reconhecida como de proteção ambiental. A Ilha do Mel, como é chamada, foi a mais recente ocupação (março deste ano) da Vila Audi/União, área que começou a ser formada irregularmente em outubro de 1998 e se expandiu rapidamente. Hoje, segundo estimativas baseadas em fotos aéreas, a Vila Audi abriga cerca de 3 mil famílias (12 mil pessoas) em cerca de 1,2 milhão de metros quadrados.

Trata-se de uma Área de Proteção Ambiental (APA) sujeita a alagamentos em períodos chuvosos, como normalmente ocorre nesta época do ano. A ocupação Ilha do Mel foi formada no mesmo local onde havia um bosque de preservação obrigatória, cadastrado na Secretaria do Meio Ambiente.

A Vila Audi/União concentra ainda as vilas Icaraí e Ferroviários, que foram se formando com o passar do tempo. De acordo com cadastro elaborado pelo serviço social das Cohab, grande parte das famílias que estão na Ilha do Mel veio da Região Metropolitana e do interior do Estado. Há denúncias de moradores segundo as quais os lotes na área teriam sido vendidos irregularmente.

As famílias teriam pago até R$ 1 mil para entrar nos terrenos.