O Programa Pantanal, do Ibama, deve enviar ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uma lista com até seis empresas, das cerca de 25 inscritas, cujos nomes devem ser divulgados pelo órgão nos próximos dias. A partir da aprovação do BID, estas empresas selecionadas serão convidadas a enviar propostas técnicas e financeiras.

O Programa Pantanal será implementado em oito anos na Bacia do Alto Paraguai em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e visa gerenciar e conservar os recursos naturais da maior planície de água doce alagada do mundo. Para isto, irá incentivar atividades econômicas ambientalmente compatíveis com o ecossistema, como a criação de novas unidades de conservação e do incentivo ao ecoturismo.

Os quatro componentes do programa são: Gerenciamento de Bacias; Meio Ambiente Urbano; Promoção de Atividades Sustentáveis e Áreas de Conservação.

Os objetivos desses projetos são gerenciar o manejo integrado das sub-bacias críticas, para reduzir a sedimentação e a poluição agrícola e da mineração, e ofertar água, saneamento nas áreas urbanas para reduzir a poluição orgânica e industrial, aumentando a qualidade de vida da população urbana.