Uma pista de pouso no alto da Serra do Aracá, no Amazonas, aparece em branco nas imagens do satélite Landsat 7, utilizadas para planejar uma expedição científica, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em agosto último.

Em volta da pista também aparecem inúmeros pontos brancos, entre a vegetação esparsa e rochas.

O estado da pista e a intensidade dos pontos brancos evidenciavam atividade garimpeira atual", informa a Embrapa Monitoramento por Satélite, instituição que monitora a região do rio Demene desde 1990.

O objetivo da expedição era elaborar um inventário preliminar de fauna e flora para futura demarcação de Áreas de Proteção Ambiental e Reservas Biológicas.

Por isso, reunia especialistas de diversas áreas, que identificaram o minério do garimpo como sendo tantalita. Trata-se do minério de tântalo, hoje utilizado na fabricação de capacitores para equipamentos de alta tecnologia, como pagers, laptops e computadores automotivos, além de entrar na composição de superligas para ferramentas de corte, turbinas especiais de avião, produtos laminados e fios resistentes à corrosão.