Uma quadrilha comprou mapa da rede de água e esgotos e conhece todo o subsolo do complexo de presídios da zona norte de São Paulo.

O fato foi divulgado no Jornal da Tarde, edição de 16 de setembro. Segundo a fonte do jornal, a quadrilha de Lucena comprou o mapa da rede de esgotos e conhece de cor as rotas de fuga do subsolo do Carandiru. "Esse túnel descoberto na semana passada na Ataliba Leonel foi patrocinado por três parceiros do Lucena que estão em liberdade", afirmou a fonte, referindo-se ao caso ocorrido no sábado da semana passada, quando um caminhão de lixo fez o asfalto ceder, na frente da Penitenciária do Estado.

A polícia encontrou evidências de que quatro homens estavam sob a pista cavando um buraco de 1,5 metro de diâmetro e 2 metros de profundidade. O túnel estava sendo construído de fora para dentro do presídio e ligaria a galeria de águas pluviais, que passa sob a avenida, à rede de esgoto.

Segundo a fonte, Lucena seria também um dos "patrocinadores" do túnel por onde 106 criminosos fugiram no dia 8 de julho da Casa de Detenção. O buraco levava à rede de esgotos da Avenida General Ataliba Leonel, na frente da Penitenciária. Entre os 106 foragidos, estavam três parceiros de Lucena.