Para colocar em prática um novo projeto de incentivo ao turismo no Rio de Janeiro, o governo do Estado precisará realizar um trabalho completo de mapeamento.

A novidade foi anunciada pela Companhia de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), que lançou na semana passada uma campanha publicitária de alcance nacional batizada de "Rio. O bom é aqui, o bom é agora". Com investimento de R$ 2 milhões, a entidade vai inicialmente focalizar a campanha nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, principais emissores de turistas para o Rio.

Até o carnaval de 2002, a estimativa da companhia é aumentar em 15% o número de visitantes em todo o Estado, que chegou a 5,5 milhões em 2000. Parte da estratégia está centrada em outra novidade: o mapeamento de zonas específicas de interesse.

As oito regiões, com seus principais pólos, são Agulhas Negras (Itatiaia), Ciclo do Café (Vassouras), Costa Verde (Paraty e Angra), Metropolitana (Rio e Niterói), Costa do Sol (Búzios, na foto), Costa Doce (Macaé), Noroeste Fluminense (Saquarema) e Serrana (Petrópolis e Teresópolis).