Os estrategistas militares americanos que preparam a guerra contra o terrorismo islâmico dispõem de satélites capazes de registrar detalhes em terra de 10 a 15 centímetros. Além dos satélites de observação especializados – Key Hole, Lacrosse e USA 144 – o Pentágono dispõe de outros, que permitem captar sinais de todos os sistemas eletrônicos e ouvir todas as comunicações.

A esses satélites puramente militares se unem os Landsat (4-5) e Ikonos (2), cuja exploração é militar e comercial. Uma comissão do parlamento francês divulgou, em julho passado, uma relação desses equipamentos, cujas capacidades são, muitas vezes, sigilosas, como no caso do mais recente satélite de observação, o USA 144. Os KH 12-3 e 12-4, equipados com capturadores eletroópticos e infravermelhos, têm uma capacidade de definição (menor detalhe identificável) de 15 centímetros, o que permite "diferenciar um homem de uma mulher", explica um especialista.

"Os satélites, diz David Baker, jornalista da publicação militar "Jane"s Space Directory", são um exemplo dos problemas que o Ocidente criou ao se entregar à alta tecnologia, abandonando a coleta de informações por homens em campo".