Pela terceira semana consecutiva os índices de queimadas se mantêm acima dos 8 mil focos. Entre os dias 14 e 21 de setembro, os satélites NOAA, processados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Embrapa Monitoramento por Satélite (CNPM), detectaram 8.407 focos de fogo em todo o país. O índice é 34% maior do que o registrado em igual período do ano passado e 46% maior do que 1999.

As áreas onde ocorreram mais queimadas, durante a semana, são as divisas do Tocantins com Mato Grosso e Pará; o Pantanal, em Mato Grosso do Sul, sobretudo nas margens do Rio Paraguai e Norte de Mato Grosso, entre Alta Floresta, Sinop, Juruena e Juara.

Estas áreas já estão batendo os recordes nacionais há semanas. Começou a queimar com intensidade, também, a região oeste de Rondônia, onde passa a rodovia BR-364, sobretudo entre Cacoal e Caritianas, incluindo parte das Serras dos Pacaás Novos e dos Parecis.

Também se intensificaram as queimadas na porção Norte do Pantanal, especialmente entre Porto Esperidião e Cáceres, e na porção Sul da Chapada dos Parecis, no Sudoeste de Mato Grosso. Nas regiões Sul e Sudeste, os índices já são bem menores, devido ao início das chuvas.

A exceção foi apenas a área entre Divinópolis e a Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde ocorreram mais de 50 focos.