A governadora Roseana Sarney, do Maranhão, lançou na quinta-feira (27/9) site com o ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico) digital, que ficará integralmente disponível para consultas públicas, na Internet. O endereço é http://www.zee.ma.gov.br/.

É a primeira vez que um instrumento de planejamento da gestão pública, desta magnitude, é inteiramente disponibilizado a qualquer investidor, aos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, ou mesmo ao cidadão comum. O processo, participativo e interativo, envolveu organizações não-governamentais, pesquisadores, instituições regionais e locais e setor privado.

E deverá ter prosseguimento, com o detalhamento de algumas regiões, com a atualização dos dados e garantia de acesso contínuo, transparente e gratuito. Como todo o sistema é baseado em softwares de domínio público, pode-se consultar e até cruzar os dados de todos os mapas, imagens de satélite, fotos aéreas e números ali contidos, seja por município, região de governo ou para o estado.

O ZEE foi realizado no prazo de 10 meses, pela Embrapa Monitoramento por Satélite (CNPM), de Campinas, SP, e custou 1,6 milhão de reais. Foram produzidos cerca de 6.300 mapas, com base em imagens dos satélites Landsat de 1984 e 2000, informações dos órgãos de governo e dados sobre agronegócio, saúde, educação, sistema financeiro, energia, telefonia, população e cidadania.

O Maranhão é o primeiro estado brasileiro integralmente coberto por cartas-imagem, na escala 1:250.000.