União da Vitória terá até o final deste ano o primeiro plano diretor georreferenciado de um município do Paraná e do Brasil, segundo a coordenação de Geoprocessamento do programa Paranacidade. Resultado de trabalho em conjunto com os técnicos da prefeitura de União da Vitória, o Plano Diretor Georreferenciado do município está apoiado nos programas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), mantidos pelo governo paranaense.

Com isto, além de facilitar a coleta e o armazenamento de informações para o planejamento municipal, o Plano permite constante atualização de dados.

Ele também atende às novas diretrizes do Estatuto da Cidade. Com o Plano Diretor Georeferenciado é possível detectar as deficiências, riscos e processos de degradação ambiental, potencialidades econômicas e territoriais, controle de distribuição espacial da população, uso e ocupação do solo urbano e análise de funcionamento da Lei de Zoneamento.

Além disso, podem ser detectados problemas de acesso da população à infra-estrutura urbana. O plano também é útil na escolha de prioridades para a ação do poder público, programas para execução de obras municipais, modernização do Cadastro Técnico Imobiliário, melhorias significantes na execução de Planta Genérica de Valores e na arrecadação de impostos, na elaboração e integração de novos loteamentos, na codificação e nomenclatura de vias públicas.