O professor e pesquisador do INPE Maurício Alves Moreira lançou na semana passada o livro "Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação".

A obra coloca numa linguagem simples os conceitos fundamentais de sensoriamento remoto. Além disso, aborda o Programa da Missão Espacial Completa Brasileira e Programa CBERS (Chine Brazil Earth Resources Satellite).

O sensoriamento remoto, tecnologia desenvolvida para obtenção de produtos a partir de satélites, aviões e instrumentos em solo, traz grande contribuição à pesquisa em diversas áreas de aplicação, como planejamento urbano, agricultura, oceanografia, geologia, entre tantas outras.

Dirigido ao público leigo, universitários, autônomos, técnicos e profissionais liberais que pretendem fazer uso desta técnica, o livro de 252 páginas apresenta diversas imagens e ilustrações coloridas. Maurício Moreira formou-se em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), em 1977.

É mestre em Sensoriamento Remoto, pelo INPE, em 1983, tendo adquirido o título de doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP, em 1997. Foi admitido no INPE em 1978, na área de Sensoriamento Remoto e Agricultura, e desde 1997 é professor da pós-graduação do Instituto.

O livro custa R$ 50,00; contatos através do e-mail mauricio@ltid.inpe.br ou telefone (12) 3945-6515.