Foi lançado ontem o primeiro Atlas Geológico do Paraná, elaborado pela Mineropar com suporte financeiro da Fundação Araucária de Apoio à Ciência e Tecnologia. O Atlas é o mais completo e atualizado trabalho deste gênero disponível no estado, incluindo dados detalhados sobre os recursos minerais, mapeamento das áreas fósseis e mapeamento do geo-turismo, como cachoeiras, cânions e cavernas existentes no território paranaense.

Elaborado em CD-ROM, o Atlas Geológico, traz ainda informações gerais sobre o planeta: sua estrutura interna, formação da crosta, grandes ambientes geológicos e os principais tipos de rocha. Os dados específicos sobre o Paraná inclui todo o conhecimento geológico do Paraná, obtido de estudos desenvolvidos em meio século. "As informações foram organizadas com ênfase nos trabalhos realizados pela Mineropar, nos últimos 20 anos", disse o presidente da empresa, Omar Ackel.

A primeira edição, com 3.000 exemplares, será destinada, na sua maioria, às escolas públicas e entidades brasileiras da área de ciência. Cerca de 600 CDs-ROM estarão à venda a R$ 10,00 a unidade, no Centro de Informações Minerais da Mineropar.

"Além de material didático, eficiente e dinâmico, o Atlas é uma fonte de pesquisa técnica para profissionais que atuam em gestão territorial, de meio ambiente e da agricultura", disse o presidente da Mineropar.