O Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) será o sexto instituto do Ministério da Ciência e Tecnologia a ter seu diretor escolhido por um novo método.

A seleção entre os candidatos será baseada na sua produção científico-tecnológica, titulação acadêmica, experiência administrativa, visibilidade na comunidade científica e tecnológica nacional e internacional, além do apoio da comunidade científica e tecnológica regional.

O Comitê é presidido pelo vice-reitor da Unicamp, Fernando Galembeck, Bertha Koiffmann Becker (UFRJ), Sergio de Almeida Bruni (diretor do Jardim Botanico-RJ), Ricardo Ribeiro dos Santos (Fiocruz – Salvador/BA) e Alfredo Kingo Oyama Homma (Embrapa – Belem/PA).

As indicacões e inscrições para o cargo devem ser enviadas até 06 de novembro para o prof. Fernando Galembeck no endereco: Unicamp/CGU – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Cep: 13.081-970 – Campinas/SP.

A solicitação da inscrição deve ser acompanhada de curriculum vitae e de um texto de cinco páginas, descrevendo a visão – segundo o candidato – do futuro do INPA.