Um grupo de trabalho da Agência Espacial Brasileira (AEB) está avaliando a proposta da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) de fornecimento de equipamentos ao projeto brasileiro no programa da Estação Espacial Internacional.

O ingresso do Brasil na construção e operação da Estação Espacial Internacional (ISS) de forma compatível com prioridades e possibilidades do país, expressa o reconhecimento internacional do potencial tecnológico brasileiro na área espacial. Para confirmar a participação neste projeto, a Agência Espacial Brasileira assumiu, em outubro de 1997, o compromisso de destinar cerca de 120 milhões de dólares à construção, pela indústria nacional, de ítens para a ISS.

Após um processo de pré-qualificação das indústrias nacionais e de licitação, a Embraer foi selecionada como encarregada da construção das partes que representam a contribuição do Brasil ao projeto.

O primeiro documento que será avaliado pelo grupo de trabalho descreve atividades de planejamento e definição dos itens a serem desenvolvidos por empresas nacionais subcontratadas pela Embraer para atender a esta demanda.