Durante a solenidade de comemoração dos 174 anos do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, segunda-feira (15/10), foram anunciados investimentos para a ampliação dos institutos e laboratórios brasileiros que dão suporte ao sistema internacional de inovação.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, isto exigirá forte participação das unidades de pesquisa, a negociação de metas para cada uma e a implementação de novos modelos de gestão, com a criação de centros de referência e laboratórios capazes de cumprir missões específicas.

Ainda de acordo com informações do Ministério, o Observatório Nacional, que tem acumulado ao longo de seus quase dois séculos de existência considerável experiência no cumprimento de sua missão, terá também o seu papel e funções fortalecidos.

Desta maneira, o Observatório Nacional está-se habilitando a cumprir, a partir do próximo ano, suas funções legais no quadro da implantação de transações e pagamentos on line e do credenciamento de entidades certificadoras neste campo. Além disto, deverão expandir-se suas atividades na área de geomagnetismo e da geofísica, exigindo o fortalecimento de seus quadros, com a utilização de recursos provenientes da área do petróleo.