Durante o XX Congresso Brasileiro de Cartografia, realizado recentemente em Porto Alegre (RS), a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) apresentou o PROGEO – Programa Especial de Geoinformação e Acervo Técnico, que surgiu da necessidade de introduzir novas tecnologias na empresa para otimizar os recursos disponíveis.

Com o programa, foi criado o SIGES – Sistema de Informações Geográficas para Gerenciamento de Esgotos Sanitários, trabalho que corresponde a primeira experiência concreta de implementação de um SIG no âmbito da Corsan.

O SIGES consiste de um cadastro técnico digital georreferenciado sobre uma base na escala 1:2.000, vinculado a um banco de dados geográfico que integra informações construtivas, operacionais e comerciais em um ambiente de SIG.

A iniciativa faz parte do Sistema de Informações Geográficas do Pró-Guaíba (SIGPROGB), utilizando recursos deste programa do governo do Rio Grande do Sul.

A Corsan também tem uma Mapoteca com um acervo de dados espaciais referente a grande parte dos municípios gaúchos. São mais de 100 mil itens, como mapas, plantas, desenhos e projetos de engenharia. A empresa pretende modernizar o ambiente de armazenagem deste acervo, convertendo-o para o formato digital.