A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amapá estará realizando, amanhã (25/10), o 2º Fórum Permanente de Recursos Hídricos.

O encontro tem como finalidade debater a Lei Estadual nº0455/99, criada em julho de 99, que prevê a preservação das ressacas, bem como privilegiar a criação de áreas protegidas a partir de ressacas presentes nas áreas municipais urbanas. Durante o fórum, técnicos ligados à área ambiental pretendem discutir e analisar propostas para o cumprimento da referida lei.

Segundo acompanhamento feito pelo ZEE e Gerco, estima-se que o conjunto de locais úmidos existentes no Estado compreendem uma área de 25.810,57 km². Foram identificados dois principais grupos: os da floresta de várzea e os campos inundáveis.

É nesse segundo grupo que se incluem as áreas de ressacas, termo usado para designar a umidade presente em áreas urbanas e periurbanas. Durante o evento, a Sema deverá fornecer aos participantes novas informações a respeito da atual situação de ocupação das ressacas em Macapá e Santana, e como o governo do Estado pretende solucionar o problema.