Os alunos do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolveram um trabalho de classificação de imagens de satélite. O resultado foi um mapa de aproximadamente 15 metros quadrados de extensão.

"No Brasil, é o único Estado que tem um mapa, um mosaico de imagens de satélite, desta magnitude", destacou o professor Francisco Bragança de Souza.

O trabalho foi desenvolvido para a Mostra do XX Congresso Brasileiro de Cartografia, IX Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura, VIII Conferência Íbero-Americana de SIG e Seminário Internacional de Educação, Treinamento, Cooperação Internacional e Transferência da Tecnologia da Comissão VI da ISPRS(International Society for Photogrammentry and Remote Sensing) que ocorreram de 7 a 12 de outubro, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre.

O mapa serve para várias finalidades, como interpretação de cobertura de solo, identificação de cidades e de áreas desmatadas, para a qualidade e uso do solo e projetos de engenharia. O mapa é de domínio público e a imagem digital é disponibilizada para a população.

O trabalho teve início em 1999 e terminou bem perto do Congresso de Cartografia. Os dados são atualizados constantemente. O satélite passa a cada 16 dias por cima da órbita ‘Pampa 81’, que pega a região de Porto Alegre e mais duas órbitas que abrangem todo o Rio Grande do Sul.