O modelo SPH-N300, da fabricante coreana Samsung, é compatível com a rede da operadora norte-americana de telefonia móvel Sprint PCS – a única a cumprir as metas estabelecidas pelo governo dos Estados Unidos para a instalação de sistemas de localização nos celulares.

A tecnologia será capaz de indicar às autoridades a localização do usuário quando o número 911 (telefone de emergência nos EUA) for discado. O aparelho também possui acesso à internet e recebe e envia e-mails.

Resultado de uma parceria entre a Sprint e a Samsung, o SPH-N300 é o primeiro telefone portátil do país equipado com GPS. Segundo as empresas, o novo celular foi projetado para suportar serviços futuros de emergência E911 e baseados em localização.

Por enquanto, ele apenas está apto para discar 911, mas a idéia é que a tecnologia GPS possibilite, no futuro, aplicações como instruções de direção, serviços de tráfego e localização e planejamento para entretenimento local. O SPH-N300 também oferece aos clientes os recursos de Gerenciamento de Informações Pessoais (PIM), agenda telefônica com capacidade para armazenar até 199 números, 23 novos toques de chamada e um mostrador personalizável.

Com o recurso de acesso à web sem fio da Sprint PCS, o usuário também pode, por exemplo, enviar e receber e-mails e mensagens instantâneas, comprar bilhetes de cinema e verificar suas ações na bolsa ou as últimas notícias.