O pesquisador Luiz Carlos Moura Miranda toma posse nesta segunda-feira (29/10) como diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em cerimônia que terá início às 12 horas em São José dos Campos (SP). O pesquisador Luiz Carlos Moura Miranda assume o cargo de diretor após Marcio Nogueira Barbosa ter deixado o posto em fevereiro, onde está atuando como diretor adjunto da UNESCO, em Paris.

Neste período, o pesquisador Volker Kirchhoff exerceu interinamente o cargo de diretor. Luiz Carlos Moura Miranda, 58 anos, é doutor pela Universidade de Oxford (1972) e vinha atuando como professor titular visitante na Universidade Estadual de Maringá (PR).

Miranda trabalhou em diversas instituições brasileiras e estrangeiras, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de Campinas (Unicamp), no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), no próprio INPE, além das universidades do Arizona (EUA) e de Concepcion (Chile).

Para a cerimônia de posse, foram convidados servidores e bolsistas do INPE, além de cerca de 200 autoridades de Brasília e região.