Conduzir um automóvel auxiliado por informações via satélite já é possível em alguns países. Nos EUA, a locadora Hertz oferece em parte de sua frota um sistema denominado NeverLost, que não apenas indica o caminho a um lugar selecionado (hotel, restaurante, museu, etc.) como permite escolha de rota: mais ou menos curta, quantidade de auto-estradas, etc.

As informações aparecem numa tela instalada no painel do veículo e também por indicação sonora, em sete idiomas, mas ainda não em português. Por meio de um pequeno teclado, o motorista digita o endereço de onde deseja ir ou o nome do destino (um museu, por exemplo).

Utilizando as coordenadas de latitude e longitude do local e com base na posição do veículo, o NeverLost informa o caminho a seguir, a distância a ser percorrida e – com base na velocidade média do veículo – o tempo estimado para a chegada, entre outros detalhes.

A memória permite que, por meio de atalho nos comandos, o GPS indique automaticamente o caminho de volta para o hotel e para o aeroporto, na hora de devolver o veículo à locadora. O sistema da Hertz tem na memória mapas e rotas de 65 cidades dos EUA e 3 do Canadá (Montreal, Toronto e Vancouver).