A Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara aprovou, com modificações, o parecer do deputado federal Waldir Pires sobre o acordo entre Brasil e Estados Unidos que permitirá o lançamento de foguetes norte-americanos na Base de Alcântara, no Maranhão.

O novo texto prevê controle conjunto da base, acesso brasileiro a foguetes, satélites e áreas restritas e possibilidade de inspeção de contêineres vindos dos EUA. O acordo ainda precisa ser aprovado por mais duas comissões – Ciência e Tecnologia e Constituição e Justiça – e pelo plenário.

O Governo pode trabalhar pela rejeição das mudanças do acordo ou tentar renegociá-lo nos novos termos com os Estados Unidos. Waldir Pires disse que o seu parecer vai viabilizar o ingresso do Brasil em atividades espaciais, negócio que movimenta hoje no mundo cerca de US$ 30 bilhões ao ano.

Segundo Pires, as alterações feitas na proposta de acordo inicial transformarão a base de Alcântara em fator econômico e não simplesmente numa base de aluguel para lançamento de satélites.