O curso "Geoprocessamento aplicado em avaliações e perícias" foi um destaques da programação da 58ª SOEAA e IV CNP (Semana e IV Congresso Nacional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), que termina hoje (7/11) em Foz do Iguaçu (PR).

Palestrante deste curso, professor Sílvio Rogério Correia de Freitas, do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ressaltou que um dos entraves ao planejamento estratégico brasileiro está na desatualização da base cartográfica.

"Hoje produzimos informações com qualidade, mas sem uma base cartográfica confiável, o esforço se perde e muitas ações ficam sem eficácia", disse o professor durante a palestra. Silvio Freitas lembrou que existe hoje um movimento nacional para atualizar a base cartográfica brasileira.

No IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são oito grupos de trabalho discutindo o assunto. Durante a 58ª SOEAA e IV CNP, um questionário foi distribuído aos participantes, com o objetivo de levantar dados para fundamentar o trabalho destes grupos. Existe, atualmente, uma incompatibilidade entre as informações que são geradas e a base cartográfica.

Com isso, muito trabalho se perde e o país compromete o seu desenvolvimento. O desafio do IBGE e dos profissionais da área é resolver o problema da forma mais eficiente e rápida possível.