Cerca de dois mil profissionais e estudantes participaram da 58ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que terminou ontem (7/11) em Foz do Iguaçu (PR).

Entre os temas discutidos, o saneamento básico e a importância da elaboração de plano diretor georreferenciado nas cidades. O evento também serviu ao lançamento de um Manual de Fiscalização no setor mineral, em parceria com o Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM).

O manual, segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), terá como principal meta melhorar o desempenho dos Conselhos Regionais (Creas), já que a maioria não tem tradição no monitoramento das áreas de prospecção e pesquisa mineral.

Entre os cursos realizados em Foz do Iguaçu destacou-se o de Empreendedorismo, que tratou da inclusão dos profissionais na iniciativa privada e teve a presença de 120 congressistas.

O curso de Sustentabilidade das Cidades também foi bastante concorrido, tendo registrado 100 participantes. Neste curso, as discussões foram relacionadas ao Estatuto da Cidade, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, e que estabelece que toda cidade deve ter um plano diretor para orientar o seu desenvolvimento urbano.