Até terça-feira (13/11), estudantes estarão conhecendo as instalações do Inpe, em São José dos Campos (SP), durante a terceira "Escola do Espaço", evento voltado a alunos com idade entre 14 e 17 anos de escolas públicas e privadas.

Segunda a coordenadora do curso, Tania Sausen, "a idéia é divulgar as atividades espaciais desenvolvidas no Brasil de uma forma descontraída, com atividades dinâmicas e interativas junto às áreas operacionais e de pesquisa do Inpe e do CTA", órgãos responsáveis pelas atividades do Programa Espacial Brasileiro.

O curso teve início na segunda-feira (5). Ainda segundo Tania Sausen, a concorrência entre os alunos e escolas tem aumentado a cada ano, tornando cada vez mais difícil fazer a seleção dos inscritos. Este ano, diferente dos anteriores, a Escola do Espaço abriu quatro vagas para outros estados.

Foram escolhidos estudantes de Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Natal (RN) e São Luís (MA), com o restante das vagas preenchidas por alunos de São José dos Campos e cidades do Vale do Paraíba. Os estudantes tiveram a oportunidade de ver o satélite CBERS-2, no Laboratório de Integração e Testes, que será lançado ano que vem da China.

Também conheceram o Centro de Rastreio e Controle, de onde os satélites SCD-1 e 2 e o CBERS-1 são monitorados.

Nesta segunda-feira, está prevista a visita ao Centro Espacial de Cachoeira Paulista, onde irão conhecer o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos e as áreas que geram imagens de satélites de sensoriamento remoto e de meteorologia.