O Inpe realizou recentemente o 3º Encontro de Atendimento a Usuários de Imagens de Satélites. O objetivo foi promover a reciclagem e a atualização das equipes responsáveis pelo atendimento ao usuário tendo em vista o surgimento de novas aplicações e a expectativa de aumento da demanda nos próximos anos.

O principal comprador das imagens recebidas e processadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) ainda são os órgãos públicos que as utilizam para planejamento urbano, atualização de mapas cartográficos, atualização de cadastros de IPTU, além do próprio Inpe, que usa as imagens para mostrar a evolução do desmatamento na Amazônia e em outros projetos ambientais. Além das imagens do CBERS, a Divisão Geração de Imagens, que funciona no Centro Espacial em Cachoeira Paulista, dispõe de licença para comercializar as imagens dos satélites Landsat-5 e Landsat-7.

Os satélites Landsat cobrem faixas de 185 quilômetros de largura, o que faz com que sejam geradas imagens do mesmo ponto a cada 16 dias. Já o CBERS cobre faixas de 120 quilômetros, completando a cobertura de todo o planeta a cada 26 dias.

O Inpe também recebe imagens dos satélites Radarsat (Canadá), ERS (Europa), Spot (Francês), mas apenas para uso interno.