A Mineropar concluiu os relatórios sobre as potencialidades minerais de 20 municípios do estado do Paraná. Os dados foram levantados ao longo deste ano, através do projeto Riquezas Minerais, executado em parceria com as prefeituras e que identifica as áreas e os tipos de minerais existentes em cada municípios.

Os relatórios sobre os levantamentos deverão estar prontos até o final de novembro, quando então passarão a ser entregues aos prefeitos, às Câmaras de Vereadores e aos secretários municipais das áreas de indústria e comércio e meio ambiente. O projeto deverá prosseguir no ano que vem, com pesquisa em outros municípios.

Nesta primeira fase, os técnicos da Mineropar estiveram trabalhando Jaguariaíva, Ibaiti, Conselheiro Mairinck, Jataizinho, Ibiporã, Jardim Olinda, Nova Santa Rosa, Maripá, Marechal Cândido Rondon, Barbosa Ferraz, Ivaí, Juranda, Manoel Ribas, Chopinzinho, Rio Azul, Bituruna, Bom Jesus do Sul e Barracão.

Em outros dois municípios, Prudentópolis e São Miguel, foram realizadas pesquisas já mais aprofundadas, para atender demandas específica.

O levantamento indica que, entre os municípios pesquisados, Jaguariaíva, na região do Norte Pioneiro, é o que contém maior diversidade geológica. Em sua área foram encontradas jazidas de quartzito, de granito e arenito. Também foram detectados locais com grande presença de fósseis de animais pré-históricos que poderiam ser transformados em sítios geoturísticos.