A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul vai adquirir 240 GPS até março do próximo ano. Os aparelhos serão distribuídos nas unidades veterinárias dos municípios para serem utilizados no trabalho de defesa sanitária animal e vegetal do Estado.

Isto porque o GPS garante um posicionamento exato das propriedades e o controle do estoque físico e deslocamento dos animais. Com as unidades veterinárias equipadas será possível formar um banco de dados para realizar cadastros on-line e emitir em tempo real guias de trânsito além de acompanhar a movimentação dos animais.

Atualmente todo esse trabalho é feito por coordenadas grosseiras, a partir da visualização de mapas com uma margem de erro de 2,5 quilômetros por 2,5 quilômetros. Em março do ano passado, a Secretaria da Agricultura já havia adquirido 25 GPS com um investimento de R$ 40 mil.

A partir da compra foram realizados estudos tanto na área de previsão de safra como de georreferencimento de propriedades.

A coordenação do Departamento de Defesa Sanitária Animal e Vegetal acredita que, com as unidades veterinárias equipadas, será possível formar um banco de dados para realizar cadastros on-line e emitir em tempo real guias de trânsito, além de acompanhar a movimentação dos animais.