A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinou um acordo de cooperação técnico-científica com o Exército que permitirá a realização de diversos estudos cartográficos.

A parceria entre técnicos da Aneel e do Exército é voltada para elaboração de mapas de interesse para o setor elétrico – um suporte às atividades de regulação da Agência – e de outros setores de infra-estrutura, bem como para apoiar as atividades de análise de projetos pelas diversas superintendências da Agência.

O acordo aperfeiçoará a base de dados cartográfica da Aneel, produzindo 550 cartas topográficas digitais para a cobertura completa do Brasil – hoje o acervo da Aneel é composto por 46 documentos desta natureza.

A diretoria da Aneel aprovou o protocolo, uma iniciativa da Superintendência de Estudos e Informações Hidrológicas (SIH). Há três anos, o núcleo de geoprocessamento da SIH desenvolve projetos que visam agilizar a consulta de dados sobre o setor elétrico.

A partir de agora, a SIH passa a contar com o suporte do Exército, que é reconhecido no meio científico pelo trabalho na coleta de informações em campo, na confecção de documentos cartográficos e na digitalização de mapas.