Representantes do IBGE, INCRA, Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, 1ª Divisão de Levantamentos do Exército Brasileiro, UFRGS, UFSM e programa Pró-Guaíba reuniram-se para encaminhar o processo de medição da Rede Estadual de Pontos GPS do Rio Grande do Sul. Cerca de 15 técnicos e engenheiros do IBGE, de várias regiões do Brasil, já estão no Estado para realizar a medição de parte da rede.

Pelos próximos dias será feito o levantamento de 21 pontos monumentalizados espalhados pelo estado, de um total planejado de 45 pontos. Espera-se que as prefeituras construam até dezembro os monumentos faltantes, para que a medição e levantamento dos outros 24 pontos seja realizada em uma nova visita do IBGE.

Para cada ponto, estão sendo coletados dados do sinal de GPS em três sessões de cinco horas e, com os dados coletados nas campanhas, será feito o ajustamento da rede.

Segundo Kátia Duarte, do IBGE, planeja-se ter os dados finais do cálculo dos pontos no segundo semestre de 2002. As redes estaduais de pontos GPS procuram ser redes altamente precisas, servindo de estrutura geodésica básica para quaisquer projetos de uso do território que necessitem de dados de posicionamento.

A concepção das redes estaduais visa permitir seu uso tanto pela topografia clásica quanto por receptores de sinas GPS.