O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por determinação do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, vai estender a operação "Quem ama não compra", elaborada pela Coordenadoria Geral de Fiscalização Ambiental/Divisão de Fauna, executada pelos agentes de fiscalização ambiental no norte de Minas Gerais.

O programa de prevenção consiste no mapeamento e controle dos pontos onde nascem os filhotes. Para isso, as equipes trabalham com GPS, o que permite preparar os animais para que, após a plotagem, eles sejam soltos na mesma vereda em que foram capturados. Segundo Enio Cardoso, um dos coordenadores do projeto, para cada filhote pego, evita-se que 15 deixem de sair da natureza para o tráfico.

Com esta campanha o Ibama está trabalhando com a prevenção, evitando concentrar a fiscalização em feiras e estradas, indo direto aos pontos de captura, reduzindo assim a caça de animais.

Na região escolhida para o projeto-piloto, considerada um dos principais pontos de captura de papagaios e periquitos, a ação dos traficantes está sendo inibida pela presença constante dos fiscais.