O Laboratório de Computação Gráfica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Unicamp ganhou um novo estímulo para o estudo e desenvolvimento de software de processamento de imagens. A Intel Corporation, maior fabricante de processadores do mundo, doou um servidor de arquivos da plataforma Intel e mais 25 estações de trabalho baseados no processador Intel Pentium 4, de 1.5 GHz.

Os equipamentos estão avaliados em mais de US$ 100 mil e são considerados ideais para atender as complexidades das operações de computação gráfica. A doação das máquinas faz parte do projeto educacional da Fundação Intel, com sede nos Estados Unidos, que destina cerca de US$ 120 milhões anualmente a parcerias criadas em 20 países.

Os projetos são aplicados em três linhas: universitário, primário e secundarista, e comunitário. A parceira com a Unicamp é terceira na linha universitária.

A primeira foi realizada com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) na área de comércio eletrônico e em seguida com a Universidade de São Paulo (USP), em realidade virtual.