Entre os centros de pesquisa que receberam o prêmio Master de Ciência e Tecnologia no domingo (25/11) em Campinas (SP), estavam o Inpe, a Unicamp, o CTA (Centro de Tecnologia da Aeronáutica) e a Embrapa Monitoramento por Satélite (CNPM).

Setenta empresas e instituições de pesquisa brasileiras receberam o prêmio, atribuído pelo Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade, com base em análises de desempenho e votos de jornalistas, pesquisadores de universidades, consultores e empresários.

O objetivo do prêmio é reconhecer a excelência e estimular o investimento em Ciência e Tecnologia, que hoje representa 1,4% do PIB nacional. Embora os recursos aplicados em pesquisas tenham aumentado, sobretudo no setor governamental, ainda é extremamente baixa a presença de pesquisadores em empresas privadas.

Apenas 11% dos doutores formados no país trabalham no setor privado, sendo que o Brasil ocupa 8º lugar no mundo em número de doutores formados em Ciências.

O registro de patentes também reflete esta distorção: no ano 2000 foram registradas 100 patentes brasileiras, contra 3.500 dos sul coreanos e 70.000 dos norte americanos.